Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Da educação...

Quando eu vejo as propagandas dos colégios cívico-militares eu fico um tantão preocupada. Sabe porquê?

Porque a real, a real mesmo, é que os lindos colégios cívico-militares que esse governo ama nunca educaram os nossos meninos.
Os nossos meninos, esses que dizem que não tem jeito, esses que não param quietos, esses que chegam no 5o ano sem saber ler... esses nossos meninos sempre foram EXPULSOS.


Expulsos.

Muito se fala hoje do trabalho que a escola não faz, mas o fato é que o trabalho que a gente está tentando fazer e não está conseguindo, ninguém fez. O trabalho que a gente tenta (e não consegue). ninguém nem tentou.
Esses meninos que a gente não educa, tão no EJA, e é a gente - de novo - quem tá tentando fazer o trabalho que as belas escolas dos tempos da ditadura não fizeram.

Eu fico pensando que esses dois colégios por lugar que o MEC quer agora talvez até deem certo, porque são só dois, e os nossos meninos, esses nossos meninos, serão devidamente "transferidos"... assim, entre aspas mesmo.

sabe,,, essa frase - esse sentimento - ecoa em mim nesses tempos:
O TRABALHO QUE A GENTE NÃO CONSEGUE FAZER, NINGUÉM FEZ. NINGUÉM NEM TENTOU

Não nego as falhas. A escola tem muitas.
Mas quando olho pra trás, não encontro respostas. Se bem que hoje, só hoje, eu achei uma resposta... me lembrei de uma tentativa...
Lembrei que tinha uma parte dos capoeiras do começo do século que era do exército.
O cara era pego fazendo arruaça, mandavam pro exército pra tomar jeito.
O resultado foi um bocado de caras que faziam arruaça e ainda davam carteirada na polícia.... Ah.... Esses meninos...