Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

domingo, 21 de outubro de 2018

Como eu olho as eleições....

Um breve relato do que eu vejo em jogo. Vale dizer que, entre os opostos que eu aponto há sempre uma gradação.

DIREITA - ESQUERDA

A DIREITA se caracteriza pelo entendimento de que as pessoas não são iguais, e de que as desigualdades de acesso aos bens e direitos se deve a desigualdades de capacidade e esforço. Está tudo a disposição de todos, basta lutar pra conseguir, quem não conseguiu não lutou o suficiente. Levada ao extremo, a direita escolhe uns como superiores e outros como inferiores e os primeiros se sentem no direito de negar aos últimos até o básico: a vida, a liberdade, o direito ao próprio corpo. Neste lugar se encontram as pessoas que acham que os pobres são burros, que não deviam ter direito a voto. Neste lugar também os que preferem votar nos ricos porque já são ricos, como se isso dissesse algo sobre seu caráter. No extremo da direita estava Hitler, ao liderar os arianos, quando se sentiram no direito de prender, escravizar e matar judeus. Neste lugar a escravidão dos negros e todos os que a defenderam. Neste lugar também, da extrema-direita, o pessoal que acha que "tudo bem morrer um inocente ou outro" numa ação contra traficantes nas favelas. Perceba: na frase "vai morrer inocente mas é pelo bem do país" o inocente que morre não é considerado parte do país.

A ESQUERDA se caracteriza pelo entendimento de que as pessoas são iguais e tem o mesmo valor, mas seu acesso a bens e direitos é limitado por uma estrutura social injusta. A justiça social depende, portanto, de políticas compensatórias que permitam, a cada geração, a igualdade de condições. Neste lugar se encontram as cotas das universidades. Enquanto um jovem de classe média chega a passar 6 anos estudando para o vestibular de medicina, um jovem pobre não tem qualquer possibilidade de passar 6 anos sem trabalhar, após terminar o ensino médio, para estudar para o vestibular de medicina. Resultado, os jovens pobres não entrarão em medicina. Duas medidas podem ser tomadas para corrigir essa distorção: as cotas, ou medidas de suporte, para que o jovem permaneça estudando, sem trabalhar, até entrar. No extremo da esquerda está ditadura socialista, com a estatização da produção.

Para mim, o entendimento geral da esquerda sobre o mundo faz mais sentido, por isso defendo as medidas compensatórias. Não defendo ditaduras.


O ESTADO-MÍNIMO X ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL

Vinculada à direita está a proposta do ESTADO MÍNIMO: entendimento de que o Estado deve interferir o mínimo possível na vida da população, garantindo apenas o funcionamento do executivo, legislativo, judiciário e da segurança - forças armadas e policias. Todo o resto fica por conta da população. Em algumas propostas há a emissão de créditos pra pessoas com impossibilidade de recursos terem acesso a saúde e educação em estabelecimentos privados, em outras nem isso. A aposentadoria também não é garantida, e nenhuma intervenção é feita na economia. O governo não possui estatais, não tabela preços e não regulamenta as relações entre empregados e empregadores. Essa proposta obviamente exige uma arrecadação de impostos menor e por isso é a preferida de quem tem recursos e prefere bancar os próprios serviços de saúde. Nesta direção apontam as reformas do governo Michel Temer e a EC95 (Pec do Fim do Mundo)

A Esquerda, por outro lado, defende o ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL, o que significa que o estado se responsabiliza por garantir o acesso da população à serviços de saúde, educação, seguridade social (aposentadoria). O estado ainda interfere na economia diretamente, regulamentando as relações trabalhistas, por exemplo, ou indiretamente, através de suas empresas. Entende-se ainda, que o estado deva garantir o controle das chamadas "áreas estratégicas" como a geração de energia, produção de combustível e tratamento e distribuição de água. Nesta direção apontam a criação do SUS, a criação de Universidades Federais, o Bolsa-família, o Seguro Agricultura Familiar, as Cisternas do BNDES, e etc,...

Eu defendo o Estado de Bem-estar social. Ou, como costumo dizer: não quero parar de pagar o IRPF. Quero parar de pagar a Sulamérica.

CORRUPÇÃO
A corrupção está por todos os lados.

Entre os parlamentares processados pela lava-jato,
Conforme lista daqui http://meucongressonacional.com/lavajato/parlamentares
39 são de direita, sendo 31 do PP.
6 são do PT, e mais nenhum partido de esquerda aparece na lista.

Já se olharmos aqui: https://oglobo.globo.com/brasil/lava-jato-62-parlamentares-lideres-de-partido-envolvidos-17812722
Temos 46 de direita,
12 do PT, 2 do PSB (centro... mas vou por na conta da esquerda). Ninguém dos outros partidos de esquerda.

Sangue-sugas
https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u80491.shtml
53 da direita... PP bombando de novo
4 do PSB. Ninguém no PT ou de qq outro partido de esquerda.

Mensalão
https://noticias.uol.com.br/infograficos/2012/07/30/o-escandalo-do-mensalao.htm
7 do PT.
11 da direita.
Vários empresários.
Nenhum outro partido de esquerda aparece. Nem o PSB, que não é bem esquerda mas tô contando.

Lembrando que o mensalão foi "o grande esquema do PT" e nem aqui tem mais gente de esquerda que de direita levando nosso dinheiro pra casa.

Conclusão 1: O PT é o partido mais corrupto da esquerda, mas a esquerda ainda é muito mais honesta que a direita.
Conclusão 2: Eleger a direita pra combater a corrupção não faz o menor sentido.


DITADURA
Não acredito que nenhum dos dois vá começar uma ditadura.

Acho que o Bolsonaro, se pudesse, se declararia Imperador do Brasil, mas não acredito que ele tenha meios pra isso. O que ele nos oferece é um plano à lá neoliberalismo / estado mínimo, no melhor estilo Michel Temer.

Acho que o PT, se quisesse, teria aproveitado o mandato do Lula, quando tinha maioria do congresso. E também acho que hoje, definitivamente, o PT não tem meios pra isso.


VIOLÊNCIA.
O que se espera de um líder político responsável é que ele exerça sua influência sobre seus seguidores no sentido do bem comum.

Quando o Adelmo, que fake news de vários tipos tentaram ligar ao PT, esfaqueou o Bolsonaro, todos, repito TODOS os candidatos soltaram notas pública lamentando o ocorrido, desejando seu pronto reestabelecimento e que a justiça punisse os envolvidos. Isso é praxe.

Pelo menos 50 pessoas foram atacadas em nome de Bolsonaro. 2 foram mortas em nome dele. O MÍNIMO QUE ELE TINHA QUE TER FEITO era soltar uma nota oficial lamentando o caso, repudiando a violência em seu nome e desejando que o caso fosse solucionado e os culpados punidos. Era o mínimo, e ele não fez.


LIBERAÇÃO DAS ARMAS
Liberar as armas é delegar ao cidadão comum a tarefa de garantir a segurança pública, o que, mesmo no estado mais mínimo, costuma ser dever do governo. Na atual situação do país, é um risco extra: porque muita gente vai querer armas sem poder comprar, porque quem continuar ladrão vai chegar atirando, porque se a arma estiver bem guardada ou descarregada você não vai conseguir pegar a tempo de se defender, e se estiver ao alcance e carregada seu filho pode atirar na própria cabeça sem querer. Um completo despropósito. Só posso desejar que não passe no congresso.


MUDANÇA X MANUTENÇÃO.

Quanto tempo leva pra mudar um país do tamanho do nosso?
O que precisa pra mudar um país do tamanho do nosso?

Vou dizer:
O luz pra todos mudou um monte de coisas.
A transposição do São Francisco vai mudar também, quando estiver pronta.
A cisternas... não canso de contar a história das construções brancas que eu vi no caminho de Fortaleza a Quixadá e que precisei que me contassem o que era....
As Universidades Federais estão mudando o Brasil.
O SUS e o SAMU mudaram o atendimento médico.
O Prouni mudou um bocado de coisas.
Os assentamentos do MST tão mudando a forma de pensar a produção e distribuição.

O PT, lentamente, entre erros, tropeços, crises e escândalos de corrupção (detesto, mas não posso deixar de dizê-los), estava mudando alguma coisa.

O Bolsonaro nos oferece mais do que tivemos nos 113 anos de república sem PT.
113, olha que ironia....

Vocês, da direita, tiveram tempo demais.
Eu quero mais 13. Por mais 4 anos, pelo menos.

#AgoraÉHaddad
#VocêsDerrubamAGenteElege

Nenhum comentário: