Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

sábado, 9 de outubro de 2010

...

A maior parte do que eu aprendi na escola foi útil em algum momento, mas em alguns casos, levou anos.

Foi entendendo em ciências, no ensino fundamental, a mistura das substâncias e o funcionamento da digestão, que eu descobri que se comesse coisas gordurosas antes de beber eu ficaria menos bêbada e passaria menos mal. Só que eu não bebia no fundamental.

É usando regra de três, das aulas de matemática, que eu amplio os desenho que faço para os cenários. Mas eu não fazia cenários naquela época.

É por terem me ensinado a fazer textos formais que eu me sinto segura, hoje, pra escrever circulares para os pais dos meus alunos ou pra escrever meu projeto de mestrado. Mas eu não fazia nada disso quando estava na escola.

Na escola eu simplesmente aprendia porque gostava de saber coisas novas, porque me ensinaram que era importante aprender as coisas da escola e porque não queria que ninguém me enchesse a paciência dizendo que eu não cumprira a minha obrigação.

Com o passar dos anos fui encontrando situações no meu caminho onde o conhecimento se fez útil.

Agora eu leio em todo canto que os conteúdos escolares devem ser úteis para o aluno em sua vida fora da escola ou a aprendizagem não será significativa e me pergunto se a escola tem esse tempo. Será que dá para esperar que as coisas que a gente sabe (ou acha) que precisa ensinar se tornem de fato necessárias? Será que aí não é tarde demais?

Me parece que levar isso a ferro e fogo seria deixar para explicar as coisas no momento em que eles precisariam já saber.

Nenhum comentário: