Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

domingo, 18 de junho de 2017

Das coisas que eu aprendi sobre amamentação....

Das coisas que eu aprendi sobre amamentação.... a minha e a das outras, no dia a dia e nas conversas.

É preciso ter informação

É muito difícil aprender qualquer coisa no susto dos primeiros dias. É importante aprender antes.

O xixi é a coisa mais importante do mundo. 
O leite tem muita água. Se água entra, água sai. Se água não entra, água não sai.
"Mas ele chora de fome, mas faz um monte de xixi..." não deve ser fome. Está mamando.
"A enfermeira/pediatra/parteira/minha mãe/vizinha disseram que a pega tá correta, mas não faz xixi." Não tá mamando. Nenê pequeno, espaço limitado: Se entra água, sai água. Se não sai é porque não está entrando.

Muitas de nós têm medo de ter pouco leite, mas, as vezes, o problema é muito leite. Leite demais. As vezes o peito fica duro e o bebê não consegue pegar direito e por isso não mama o suficiente.
Além disso, o leite vai se tornando mais gordo a medida que o bebê mama. Só que se o peito produz uma desmedida de leite e o bebê é novinho, as vezes a barriga enche antes da metade. Aí não chegou na parte que tem mais gordura, então ele não engorda. Cresce, se desenvolve, mas não engorda.
Moral da historia: as vezes, no começo, a gente precisa tirar um pouco de leite pro nenê mamar melhor.

Aliás... aprender a ordenhar é uma necessidade.

E... ordenha é uma coisa que se aprende aos poucos. Todo mundo fica um tempão tentando e tira só um pouquinho da primeira vez.

Entre os 30 e os 50 dias muitos bebês vão ter uma semana terrível, chorando horrores, puxando o peito, se jogando pra trás. Não sei o que acontece, mas acontece. E não tem nada a ver com o leite.

Também é comum que um bebê bem mamado fique assim.... com cara de mamado, bêbado de leite. A minha ficava assim. Não é uma regra, mas é um bom sinal.

Mamadeira e chupeta causam confusão de bico e dependência.
Confusão de bico é quando os bebês vão gradativamente esquecendo como mama no peito.
Não, eles não ficam preguiçosos, eles esquecem. Quem já tentou aprender duas coisas parecidas sabe como é difícil, depois de aprender a segunda, voltar a realizar a primeira. Vale pra dança, pra línguas, pra jogos, pra arte marcial. A gente acostuma com o jeito novo de fazer e se embanana todo quando tem que voltar pro jeito velho. As vezes se embanana com os dois e não faz nenhum direito.

É certo que isso vai acontecer? Não. É tipo loteria ao contrário. Você arrisca, se acontecer, vai ser difícil resolver, porque tem a dependência...

Dependência é quando o seu bebê chora, e VOCÊ SABE que se der a mamadeira ele vai parar. É a gente que se torna dependente. (Aliás, acho que a gente se torna dependente de basicamente tudo o que faz nosso bebê parar de chorar desconsolado) Eu preferi nem começar.

E vale ressaltar que
Bebês chupetam o peito. E é bom que eles façam isso. Deixa fazer. Estimula a produção de leite. Funciona melhor que comer milho ou tomar os remédios que tanta gente indica por aí.

Bebê novinho acorda a noite e chora. Eles são assim. Quando alguém me conta, feliz da vida, que "o bebê de uma semana dorme doze horas seguidas" a minha próxima pergunta é: E o xixi? Faz muito xixi?

Só vale a pena falar dos medos e das dúvidas em grupo de apoio. Existem grupos de apoio específicos pra amamentação, como a Matrice. Aliás, ter um grupo de apoio é indispensável. A sua família pode ser um, ou pode ser justamente o contrário.

O mundo, definitivamente, não é um grupo de apoio. A maior parte das pessoas não acredita na amamentação, acha legal mas também acha que "ter leite" é como ganhar na loteria - coisa pra poucas, imensamente sortudas. Mas não, ao contrário: NÃO TER leite é estatisticamente menos provável que ganhar na loteria.

Acontece que boa parte dos profissionais teoricamente habilitados a orientar amamentação não sabe fazer isso. E muitos nem querem. Pediatras, enfermeiras, etc... de instrução torta em instrução torta o leite seca e aí não tem mais volta.

Muita gente se ressente de não ter conseguido amamentar. Como muita gente se ressente de não ter conseguido parir. São feridas que aparecem só de ver que a gente conseguiu, feridas que transparecem nos relatos. Empatia nunca é demais, mas nesse caso requer saúde. Quando a gente tá insegura não tem condição de ficar ouvindo relato do que deu errado: é importante saber se respeitar e mandar a pessoa parar. Numa boa, todo respeito pela dor dos outros, mas sem carregar o mundo nas costas.

E aí? Vai um mamazinho?

Nenhum comentário: