Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

...

Lembro-me de, há anos, o mocinho me ler um texto.

Eu adolescente estasiada:
por se oferecer para me ler algo de seus escritos
por poder permanecer estática, a olhá-lo tão diretamente, por tão longo tempo e tendo uma razão-desculpa tão convincente.

Belas palavras aquelas, mas a imagem insistia em se apresentar de tal forma fascinante que o pensamento, ignorando seus próprios avisos - presta atenção, menina! vai ter de dizer algo depois! - ia e vinha de ouvir a ver e de novo a ouvir, incapaz de permanecer em um e ainda recusando-se a fixar no outro.

Aquela imagem me coloriu as noites por anos, inda hoje vez ou outra faz que volta.
Do texto nunca soube. O pouco que apreendi se limita à perceber belas palavras, muito bem escolhidas entre as que jamais nos serviriam numa feira - palavras que não servem pra comprar limões - usadas com muita propriedade. Nem sei se narrativo ou dissertativo. Talvez poético.

Também não confessei ao rapaz minha desatenção. Não seria então capaz de confessar tudo, e pela metade receava magoá-lo.

Os caminhos se perderam e mais tarde se cruzaram.
O mundo dá muitas voltas e ainda acaba dando um nó em todos nós.

Nenhum comentário: