Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pra galera do "mal, não faz..."

Hoje recebi um e-mail absurdo. Uma daquelas correntes estúpidas dizendo que a microsoft vai pagar pra você repassar pra todo mundo...

Caralho! Alguém ainda crê nessa baboseira? Pensei. Mas o que me irritou, de verdade, não foi a corrente em si ou a eterna inocência (ou burrice) do internauta. Me tirou do sério, de fato, o comentário que chegou junto: "Na dúvida, vale a tentativa"

Não. Não vale a tentativa. Eu acredito tanto nisso que quem me conhece pensa duas vezes antes de me mandar essas coisas: eu respondo. Respondo "de boa", como dizem os meninos lá na escola. Pesquiso e devolvo o e-mail pra todo mundo desvendando a mentira toda. Inda mando o link do site que explica como e porque isso não pode ser verdade.

Dia desses recebi um sobre uma menina de 10 meses que tinha um câncer no cérebro que se chamava "Se você deletar isso não tem coração!" Tinha até fotos. Pois não deletei. Achei a resposta no e-farsas.com - http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=22 - e mandei de volta.

Veja bem: alguém usou as fotos de um bebê doente de verdade pra sacanear os outros na internet. E aí? Quem não tem coração? Um monte de gente repassou as imagens, expôs as fotos da menininha pra sabe lá quantas pessoas no mundo sem se preocupar sequer em verificar se era verdade a tal historia. E aí, quem é que não tem coração? E se fossem as fotos da sua filha rolando por aí?

O fato é que a maior parte das pessoas acha que estará fazendo um mal se não repassar as tais besteiras - afinal, "e se for verdade?" - e que não estará fazendo mal nenhum se repassar.

Pois lá vai:

Você já se perguntou como aquele monte de gente que te manda spam e vírus consegue seu e-mail? Pois é. Via corrente. Então vai uma dica: Email sério pede pra copiar e colar sem os endereços.

Tem mais. Sabe aquele que fala pra digitar a sua senha ao contrário se for sequestrado e levado ao caixa eletrônico? Sabe o que acontece se você fizer isso? Bloqueia o teu cartão. Sabe o que o seqüestrador faz se bloquear o seu cartão? :/

Tem outra ainda: Você sabia que tudo, mas tudo mesmo que você acessa pela internet, está salvo em algum computador em algum lugar? Pois é. As coisas não ficam flutuando por aí. Elas ocupam algum HD . E HD custa dinheiro. Ou seja, sem corrente, os custos de manutenção da rede seriam menores (infelizmente, não sei dizer quanto).

Não bastasse, sabe quando você precisa mandar um e-mail e o servidor trava? Pois é, ele funcionaria melhor se não tivesse tanto babaca mandando corrente enquanto você tenta tenta enviar um currículo.

Aliás, falando em currículo... quantas oportunidades você já perdeu pq sua caixa estava lotada e vc não recebeu o e-mail? Ou porque tinha tanto e-mail antes que você não conseguiu ler a tempo? Quantas das mensagens no meio do caminho eram correntes ou spans?

Pois é. Aí vc me pergunta: Mas e se for verdade?
E eu respondo: se você repassa qualquer merda, quando for verdade metade dos seus amigos (ou mais) nem irão ler.

E digo mais: Você não é um papagaio pra ficar repetindo sem pensar. E se se comunica via e-mail quer dizer que também não é um bebê nem um analfabeto. Portanto, LEIA A MERDA DO E-MAIL com atenção e VEJA SE FAZ SENTIDO. Jogue a primeira frase no google e descubra se é verdade. Na dúvida, mande pra UM amigo (só um) que tenha mais propriedade que você pra avaliar a situação.

O importante é: quando repassar a informação pra galera, repasse algo que você possa assinar embaixo. E date. Porque uma vez eu recebi um pedido de doação de sangue prum menino com leucemia que já tinha feito transplante há anos e tava vivendo muito feliz com a sua família. Aliás, nem era mais tão menino...

Ah... achou trabalhoso? tá sem tempo? Joga fora. Me poupe do trabalho de deletar o pedido que vc nem se deu ao trabalho de ler direito.

Um comentário:

Paula disse...

Pois é... Sou mais preguiçosa, raramente pesquiso, mas também não repasso.

O chato é que outro dia fui passar um e-mail que era verdadeiro (uma amiga minha realmente está com o pai desaparecido) e fiquei pensando se as pessoas iam acreditar, com tanta e-mail inútil por aí.