Comecei a me sentir incoerente... então senti necessidade de por tudo o que estava dentro pra fora, pra olhar de longe e tentar entender como funciona...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Coisas que nem todo mundo sabe sobre a escola pública hoje...

A gente ouve as pessoas falando as coisas por aí e fica pensando que tem gente que não tem a menor noção do que é a escola pública... e do que é o público.

1. Quando o professor passa a aula inteira falando, ele não está enrolando. Quando ele deixa os alunos à vontade, ele não está enrolando. Dá um trabalho do cão manter 35 alunos vivos e a sala inteira sem uma tarefa. O jeito mais fácil de enrolar é mandá-los copiar o livro no caderno e não tentar explicar nada.

2. Ninguém marca semana de provas porque é legal. Semana de provas é um inferno. Tem sempre uma galera "nem aí" que termina em 5 minutos e fica infernizando e atrapalhando quem quer fazer direito. Se você manda quem terminou pro pátio metade da sala chuta tudo ou entrega em branco sem nem ler só pra ir para o pátio e depois de 20 minutos eles começam a brigar no pátio. A gente faz porque acredita que é importante preparar nossos alunos pra essa situação.

3. Nenhuma escola organiza campeonato, show de talentos, evento cultural porque o corpo docente está cansadinho e com preguiça de dar aula. Evento é outro inferno, como a semana de prova. A gente faz porque considera importante. Como já disse antes, quem quer descansar manda a turma fazer cópia.

4. No meu tempo quem não queria estudar não acordava cedo pra ir a aula. Hoje eles todos acordam as 6h pra fazer social. Em geral, é preciso contar aos alunos que eles vem pra escola estudar, pois a maioria não sabe.

5. Escola não dá jeito em ninguém. Escola ensina a escrever e a contar. Ensina ciências, historia, geografia e artes. Ensina até qual deve ser a postura do estudante no ambiente escolar e perante os amigos. Jeito só quem dá é pai e mãe. No máximo avó, tia, irmão. E mesmo assim com muito esforço.

6. Hoje, um aluno de fundamental II (antigo ginásio) é capaz de ouvir 45 minutos de explicação sem entender nada, nem perguntar, nem achar que tem algo errado... vai entender!